Setembro 2024
NERU - Novas Ruralidades em parceria com a Universidade da A Coruña, Universidade do Minho e Fundación RIA Barbanza, Galiza curso sobre ciência do solo e criação artística com com alunos internacionais de arquitetura Durante duas semanas, levámos dez alunos de arquitetura e planeamento urbano a uma expedição a vários locais na bio-região de Barbanza, na Galiza.
Ao longo de várias visitas de estudo, desenvolveram-se competências de percepção e de análise crítica do estado de saúde dos ecossistemas. Já em laboratório, aprendeu-se a identificar os principais grupos funcionais de microorganismos que compõem os vários estados de sucessão dos solos, desde os mais iniciais (costeiros), aos mais desenvolvidos e complexos (florestais, a maiores altitudes). Sob a nossa direção artística, os alunos criaram uma performance pública em que apresentaram uma narrativa que descrevia cada um dos locais estudados por ordem crescente de complexidade, biodiversidade e desenvolvimento ecológico.
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De um ponto de vista crítico, incluíram várias análises ao impacto que diferentes modos de gestão do território têm no estado ecológico dos biomas locais e, subsequentemente, nos recursos fundamentais como a fertilidade dos solos, a qualidade da água doce, do ar e do mar. Abordaram ainda a questão crítica dos eucaliptais e dos pinhais industriais, e escrutinou-se em detalhe as variadas possibilidades de relação que estes sistemas de produção têm com as florestas autóctones locais.
Houve espaço para recomendações técnicas sobre de que formas é que a produção alimentar e de materiais para construção podem, num futuro próximo, ser orientadas localmente por forma a garantir uma regeneração de solos danificados e uma manutenção e até melhoramento da qualidade dos solos a nível da bio-região. A performance incluiu uma peça de som com as vozes dos alunos a dar corpo à narrativa, corporalizada por movimento pontuado por imagens de análises microbiológicas, e anotações técnicas sobre o chão. Tudo isto se desenrolou sobre um mapa de cotas à escala, onde se desvendavam, gradualmente, amostras dos materiais analisados de cada um dos locais. |